Você pode rir da falta de grana se souber isso

Exatamente há 7 anos, eu estava acordando com essa vista.

Ouro preto

Moro em Aracaju – SE mas estava viajando por Ouro Preto – MG.

Minas só não é perfeito por que não tem praia (o que é uma pena).

Há 7 anos eu só estava lá por que trabalhava online… assim como hoje só estou tranquilo em meio a essa pandemia… porque trabalho online.

Mas mesmo conduzindo meu negócio de serviços 100% pela internet, eu também fui afetado pela crise e cheguei a perder 2 bons clientes de repente.

Quando contei a minha mulher, ela ficou preocupada.

Primeiro por que nós tínhamos nos comprometido a ajudar mais nossos familiares nesse momento.

Segundo por que ela é cerimonialista e decoradora de casamentos… e o negócio dela parou completamente da noite pro dia.

Ou seja, estava tudo em minhas costas.

A perda daqueles clientes não impedia nossos planos (conseguíamos continuar nossa vida normalmente), mas ninguém gosta de perder 2 fontes de receita recorrentes… muito menos numa crise.

No início, isso me deixou chateado. Mas logo percebi que PERDER… poderia me fazer GANHAR mais.

Veja, eu estava há 2 anos com esses clientes. E junto com os outros que tinha, eu estava numa situação confortável, sem buscar novos negócios. Mas agora, com 2 “vagas” em aberto, eu poderia conseguir clientes ainda maiores do que os perdidos. Principalmente nesse momento em que as empresas mais precisam de mim.

E assim eu fiz.

Na verdade fui mais ousado e resolvi vender para o mercado internacional.

Eu já tinha fechado contratos com empresas de fora antes, mas com o dólar a R$ 5,00… isso ficou mais interessante do que nunca!

Mas a grande mensagem aqui, e a razão pela qual eu não me desespero em situações complicadas… é porque quando você aprende o caminho das pedras, você nunca estará numa situação difícil.

No caso de quem vende serviços, quando você sabe como conseguir grandes clientes (em qualquer situação)… perder 2 clientes pode acabar sendo uma das melhores coisas que lhe aconteceu.

Saber gerar contratos “do nada” é uma das habilidades mais lucrativas que alguém pode ter.

Principalmente numa pandemia.

Enfim, é sobre isso que vou falar mais nos próximos emails pois acredito que pode ser de grande ajuda para muitos nesse momento.

Compartilhe: