Copywriter Estratégico VS Tático
Essa é a história de 2 copywriters…
…contada por Jay Abraham, um dos maiores nomes do Marketing do mundo (e também copywriter).
Ambos eram amigos de Jay. Segundo ele, o primeiro copywriter tinha um pensamento mais tático e era excelente em copy.
O segundo era mais estratégico e pensava mais no “todo”. Porém, não escrevia copy tão bem.
O copywriter tático entrou no negócio de zircônio cúbico (uma pedra que imita o diamante). Ele escreveu um anúncio e o rodou no LA Times (um jornal) com um investimento de $30k.
Como ele era muito bom em copy, o anúncio foi um sucesso e acabou rendendo $6k de lucro.
As pedras eram entregue por ele mesmo, usando apenas uma embalagem simples (para reduzir o custo) e nada mais.
Tudo bem até aqui? Ok.
O segundo copywriter também entrou no negócio de zircônio. Ele também escreveu um anúncio no LA Times e também investiu $30k.
Por não ser tão bom em copy, o anúncio acabou dando um prejuízo inicial de $2k… Mas por ser estratégico, o segundo copywriter enviou as pedras que vendeu envoltas em veludo e numa embalagem elegante de madeira.
Ele também enviou uma carta e um panfleto.
A carta era mais ou menos assim:
Obrigado por investir em nossos diamantes [OFF: sim, eles chamavam de diamantes mas explicavam o que eram). Quando você abrir seu pacote e pegar sua primeira pedra, 2 coisas serão evidentes. A primeira é que ela é mais brilhante do que você esperava. E, a segunda, ela parecerá menor do que você esperava. Mas não é porque nós enganamos você, é porque nossas pedras têm mais densidade e são de qualidade superior à maioria.
Quando nossos clientes vêem como sua pedra é magnífica, a grande maioria deseja encomendar pedras maiores. E então, quando as recebem, eles têm outro problema… eles querem colocar as pedras em conjuntos, mas os joalheiros cobram um braço e uma perna para fazer isso.
Portanto, como cortesia aos nossos valiosos clientes, deixamos de lado algumas das nossas requintadas pedras de 5, 10 e 15 quilates, colocamos em colares, anéis etc. e o preço é de aproximadamente metade do que o joalheiro médio cobraria pelos mesmos conjuntos.
Como pedimos desculpas por qualquer inconveniente, temos o prazer de permitir que você troque a pedra que você acabou de comprar e receba um crédito em dobro em relação a qualquer outra pedra que queira comprar de nós”.
Lembra que o copywriter tático lucrou $6k e o estratégico perdeu $2k inicialmente?
15 meses depois o estratégico vendeu $25 milhões de dólares!
Essa é uma história real que mostra que, diferente do que dizem por aí, copy não é o mais importante.
Nunca foi e nunca será.
Eu participo de alguns grupos de copy daqui do Brasil e também de fora e vejo que a maioria das pessoas ficam discutindo apenas copy: Estruturas, termos, palavras mágicas, ganchos, big idea… mas não vejo ninguém falando do que mais importa: Estratégia.
Então, pequeno gafanhoto, meu recado pra você é o seguinte:
Seja um copywriter estratégico.
Estude marketing mais do que copy. Veja o todo.
Isso vai permitir que você gere muito mais dinheiro para seus clientes e para você (e vai tornar sua vida mais fácil).