Como eu faço milagres no marketcheng
Você já ouviu falar no capitão John Rade?
Provavelmente não.
Mas ele foi um dos maiores pescadores do mundo, e fez o que muitos até hoje acreditam ser impossível.
(e não, não é história de epscador. Esses feitos foram documentados por vários veículos diferentes ao longo de muitos anos)
John viveu em Montauk – considerado um dos melhores lugares de pescaria do mundo.
Por que?
Porque o lugar tem o relevo certo, e está localizado no ponto certo pra pesca, por onde os todos os peixes que estão migrando são obrigados a passar. E se os peixes pequenos estão se amontoando pra passar por lá, os peixes grandes também vão pra lá em busca de comida. E os peixes ainda maiores. E até os grandes tubarões brancos iam em Montauk.
(inclusive o verdadeiro pescador de tubarões branco, cuja história foi contada no famoso filme O grande tubarão branco, era de lá – e tinha o Capitão John como seu ídolo)
Pescadores do mundo todo viajavam pra pescar em Montauk, mas nenhum conseguia superar John Rade.
Nem mesmo quando se juntavam.
Por exemplo:
Lá em Montauk existia um grande barco viking, uma atração que levava cerca de 50 a 60 pescadores de uma só vez, e quando John ia numa dessas viagens ele conseguia pescar sozinho, mais peixes do que todos os outros 59 pescadores juntos.
John era tão bom no que fazia, que competia contra grandes barcos comerciais, com grandes tripulações, e redes gigantes… e vencia todos eles usando apenas seu pequeno barquinho, linha e molinete (como um pescador simples).
O pessoal costumava dizer que John conseguia pescar muito, mesmo quando os peixes não estavam mordendo.
Um dia, um jornal perguntou a Rade: “Como você faz isso?”
John parou por um momento, pensou e disse algo profundamente importante para copywriters e empreendedores:
“Não pense como um pescador. Pense como um peixe.”
Ele disse que aprendeu esse segredo quando ainda era criança, e que o grande erro é que “quando os pescadores saem pra pescar, eles pensam como um pescador. Quando eu vou pescar, eu penso como um peixe.”
E ele vai além.
John disse que quando os pescadores entram numa loja de pesca, enxergam todos aqueles equipamentos e iscas modernas e avançadas. Mas a maioria daquilo, ele diz, foi feito pra fisgar pescadores, não peixes.
E de fato, pescadores estão sempre gastando uma grana em equipamentos e iscas novas que surgem a cada estação – mesmo nada daquilo não ajudando em nada a pescar mais.
Percebe o quanto isso também acontece nesse mercado digital?
O quanto as pessoas torram em cursos, mentorias e ferramentas que na maioria das vezes mais atrapalham do que ajudam??
Pois é.
John dizia que ao invés de perder tempo e grana com equipamentos e coisas do tipo, ele dedicava sua vida a estudar os peixes que queria pescar, como é sua vida, quando estão com fome, seus hábitos, o que comem, como se comportam nas mudanças de estações, que iscas funcinoam melhor…
E mais importante:
Ele estudava o oceano. O ambiente onde os peixes viviam, pois ele sabia que o mar impactava mais os peixes do que qualquer outra coisa. Ele estudava a temperatura da água, as correntes, o clima, as profundidades… e por isso ele superava todos os outros pescadores do mundo que ia pra Montauk.
Ou seja: Ele fazia o oposto do que os outros pescadores faziam, e conseguia superar todos eles com facilidade.
Trazendo pro digital…
Percebe como a maioria dos copywriters e empreendedores se preocupam mais com as novas técnicas, métodos e ferramentas que acabaram de inventar, do que com os princípios de copy e marketcheng que funcionam de verdade?
E é por causa desse foco nas coisas erradas que a maioria não consegue atingir os números que gostariam – nem com todas as técnicas e ferramentas “mais avançadas” que existem.
Copy e marketcheng é pura pescaria.
E assim como na pescaria, não é sobre ferramentas, nem o visual, nem as últimas técnicas de pesca. É sobre conhecer seu público e oferecer a isca certa, no momento certo, seguindo os princípios que funcionam há séculos.
É por isso que eu consigo criar campanhas de emails que dão mais lucro que lançamentos inteiros e deixam as pessoas sem entender como aquilo foi possível.
Por que eu fujo das guruzices e foco nos princípios que funcionam.
Princípios esses que vou compartilhar no meu novo treinamento sobre copywriting avançado que sai na próxima semana, e que você pode adquirir pela metade do preço aqui:
https://docs.google.com/document/d/1gHL-hjrPbhI1Pf2Kik30uT5E1XZ7HUb-M3NSLuR5eC8/edit?usp=drive_link
Só até domingo.