A maior lição de copy da história

Essa é uma sabedoria antiga…

Que é ainda mais valiosa nos dias de hoje.

De que lição estou falando?

Eu ouvi de Gary Halbert, mas ela era compartilhada por todos os antigos (e verdadeiros) mestres do copywriting.

A lição é a seguinte:

“O que você diz é mais importante do que como você diz.”

Em outras palavras:

Sua mensagem é mais importante do que o canal ou a embalagem.

Por que?

Porque o que realmente faz as pessoas comprarem é a mensagem, o que é ouvido e entendido, e não o canal em que a mensagem é passada.

Esse é um dos principais motivos pelos quais existem tantos experts e influenciadores com uma bela aparência financeira no mundo digital, mas com a conta vazia no mundo real.

É também um dos maiores motivos pra lançamentos e outras estratégias fracassarem.

Hoje em dia estão dando mais valor à embalagem do que ao conteúdo – ao meio ao invés da mensagem.

A prova disso são vídeos, páginas, lives e postagens com qualidade visual de Hollywood… que quando você para pra ouvir é uma bosta, sem substância nenhuma.

Recentemente eu deixei de trabalhar com um cliente porque ele se recusava a vender um antigo (e eexcelente) treinamento dele… porque os vídeos não eram num estúdio nem em qualidade 4k.

A propósito… o negócio dele estava no vermelho.

Outro caso recente:

Uma empresa foi pioneira em lançar produtos digitais no nicho dela.

E enquanto só existia ela no mercado, os lançamentos e anúncios funcionavam, e mesmo apenas com um produto – eles conseguiam mandar muito bem todo mês, e chegaram a ter dezenas de funcionários pra rodar a operação.

Mas aí… outras empresas e experts começaram a aparecer… e com a concorrência, os números começaram a despencar.

E quando as contas ficaram insustentáveis, o dono decidiu tomar a grande decisão… que viria a afundar a empresa completamente na lama.

O que o dono fez?

Ele…desembolsou mais de 300k… para…

Preparado pra ouvir essa??

Lá vai.

300k…

para…

REGRAVAR O CURSO ATUAL DELE.

isso mesmo.

Oh… Mas agora com qualidade cinematográfica dos estúdios GLOBO.

Pois é.

E depois dessa decisão… ele foi obrigado a demitir todos os funcionários, pois não podeia mais bancar a folha… e empresa afundou.

Mais cases?

Bem, em todos os meus clientes de email, e em clientes de meus alunos – toda vez que nós testamos nossos emails “feios” de texto puro (como esse) contra os emails “profissionais” feitos por designers… nossos emails deram uma surra nos outros.

Mais um case pra finalizar?

Uma vez trabalhei com um cliente com uma lista de quase 10 mil pessoas.. que vieram de anúncios… que ele já tinha feito vários webnários pra elas, lives e até um lançamento… mas não tinha convertido praticamente nada.

Então eu escrevi uma campanha de emails rainmaker, e enviei apenas 10 emails e nada mais. Zero lives, zero conteúdo, nada além de emails… e nós extraímos 34k de uma lista “morta”.

E todos esses cases diferentes diferam resultados ruins pela mesma razão:

“O que você diz é mais importante do que como voc6e diz.”

Todos eles se preocuparam mais com o visual, as ferramentas, a proópria aparência, a qualidade do vídeo e outras coisas secundárias… e não se preocuparam com a coisa mais importantes para seus resultados:

A mensagem.

Ou seja: O que você diz.

Por outro lado, quando você se preocupa em dizer as coisas certas (e isso não significa seguir scripts nem estrutura “matadoras” de copy, pelo contrário) você é capaz de vender até produtos ou serviços de alto ticket usando apenas simples emails e um google docs.

Você simplesmente não precisa de todo o resto.

Imagine que você está na praia e encontra uma garrafa de vidro com um papel dentro. Você pega, abre a rolha e quando desenrola o papel descobre que é uma antiga carta contando a história de um navio pirata que também dizia onde eles esconderam um tesouro.

Você gostou da história e viu que o tesouro está ali perto , então eu lhe pergunto:

Você iria deixar de pegar o tesouro só porque a localização está num papel velho dentro de uma garrafa… ao invés de numa embalagem de luxo??

Tenho certeza que não.

Porque o que realmente importa é a mensagem.

(de fato, a garrafa com a carta até seria mais intrigante pra você do que a embalagem de luxo)

Acontece exatamente a mesma coisa com meu processo de vendas por email.

Nosso objetivo é fazer com que a mensagem seja uma história interessante, nosso produto seja um tesouro pro cliente, e nossos emails intrigantes.

E é assim que fechamos clientes de 3k, 5k, 10k, 25k+ usando apenas emails, um google docs e nada mais.

Compartilhe: