Fuja disso como o Diabo da cruz
Diferente dos meus músculos, o mercado de copy brasileiro está crescendo muito atualmente.
E esse crescimento acaba trazendo diversas oportunidades de trabalho que antes não existiam.
O que é bom, certo?
Nem sempre.
Muitas dessas oportunidades de trabalho podem ser bastantes prejudiciais pra sua carreira como prestador de serviços ou freelancer.
Por que a maioria delas exigem MUITO de você… pagam pouco… e querem que você salve a pátria (o negócio) com sua copy.
Veja, não importa se você é experiente ou se está começando agora… hoje em dia não é mais obrigatório percorrer esse caminho de sofrimento. Existem oportunidades em toda parte. E sim, você pode escolher.
Você pode sim trabalhar com bons clientes ou numa boa empresa desde o início.
Mas precisa saber identificar os bons e os ruins e saber escolher os certos.
Existem muitos critérios pra fazer isso, mas vou listar alguns termos comuns que vão lhe ajudar a identificar esse tipo de “oportunidade”:
Segue os termos e minha análise:
“A primeira e única startup a romper o status quo do”.
Eu aconselho você não trabalhar com startups (pois é tudo muito incerto e novo) e muito menos tentar mudar o status quo (sem explicações).
“Essa é sua chance de revolucionar a maneira que as pessoas…”
Fuja dessas revoluções. Toda empresa quer revolucionar o mercado mas você conta nos dedos as que realmente conseguiram fazer isso. E as poucas que conseguiram não foi por causa de copy. Então, fuja de revoluções.
“Procuro Copywrites freelancers para criação de Copys rápidas e simples, mas legais, para Mídias Sociais e postem a publicação. Queremos fechar pacotes simples e ganhar na quantidade.”
Acho que está beeeem claro que estão em busca de preço baixíssimo e muito serviço. Mau negócio pra você.
“Preciso de um profissional para escrever as copys, cuidar do tráfego pago, redes sociais e atualizar nosso site em wordpress. Também é necessário conhecimento em ferramentas de marketing como hubspot e active campaign…”
Ele apenas quer 4 funcionários pelo preço de 1 (ou meio). Nada demais.
Enfim.
Como disse, existem vários outros critérios mas isso aí diz muito sobre o contratante e eu recomendo você fugir desse tipo de coisa como o Diabo foge da cruz.