Melhor que usar Medo e Ganância

Se você segue os gurus brasileiros…

Já deve ter ouvido um deles falar que as pessoas só compram por 2 razões:

Medo ou ganância.

O grande problema é que essa teoria vem dos maiores “golpywriters” do mundo…

Que empurram produtos de investimentos com promessas impossíveis de se realizar… E empurram falsas curas de doenças pra idosos que ainda não entendem como a internet funciona, e nem sabem como cancelar a assiantura no cartão que eles fizeram também sem entender.

E aí sim, nesse caso, se você trabalha com golpywriting nesses nichos, sua golpy depende inteiramente de medo ou ganância.

Mas digamos que você não se enquadre nessa linha… será que medo e ganância também funciona pra copys baseadas em verdade?

A resposta é: Sim.

Claro que funciona.

Porém, essas não são nem de longe as únicas emoções que movem as pessoas, e usar medo e ganância o tempo todo vai limitar seu poder de persuasão e fazer você ser visto como chato por seu público (lá vem de novo querendo tocar o terror em mim).

O que fazer então?

Bem, os antigos (e verdadeiros) mestres do copywriting raiz pregavam que existiam pelo menos 99 emoções que movem as pessoas a passar o cartão.

Agora compare comigo:

Qual o nível de persuasão de uma copy baseada apenas em 1 ou 2 emoções (medo e ganância)… versus uma copy que usa 99 emoções diferentes??

Você vai mexer com as pessoas de tantas maneiras diferentes que elas nem saberão exatamente o que está acontecendo…

E se fizer do jeito certo, essa chuva de emoções vai posicionar você como autoridade, ganhar a confiança deles, criar conexão entre vocês, e atiçar o desejo deles por seu produto ou serviço.

Tudo ao mesmo tempo.

E mais importante: de uma maneira leve e intrigante pro seu público (não é assim que você se sente quando lê meus emails??) ao invés de deixá-los aterrorizados ou se sentindo como idiotas (“não acredito que você vai ficar de fora dessa??”).

Ok, agora como aplicar essas 99 emoções em suas copys (ou o maior número delas possível)?

Existe a maneira arcaica – onde você vai lá na lista de emoções, escolhe uma, e aí tenta escrever uma copy que tente despertar aquele sentimento nas pessoas…

E existe a maneira mais prática (que funciona bem melhor) – que é quando você usa o que eu chamo de:

Matketcheng Sintomático.

Que funciona de maneira oposta.

Ao invés de escolher uma emoção e tentar empurrar no público, você traz as emoções mais profundas que já estão nos corações e mentes das pessoas, e traz pra sua copy de uma maneira única.

Essa, além de ser uma maneira mais fácil de escrever – pois a copy é escrita pelo seu próprio público, e você não precisa criar nada, nem fazer conteúdo… você ainda tem um poder de influência maior pois seu público se conecta imediatamente assim que bate os olhos nesse tipo de mensagem.

Como fazer Matketcheng Sintomático na prática??

Bem, isso é o que vou mostrar em meu novo workshop sobre persuasão avaçada que deve acontecer nessa semana.

Provavelmente todos os detalhes você verá no email de amanhã 🙂

Compartilhe: