1.000 vezes mais poder de influência que conteúdo
Sabe por que você não me vê fazendo conteúdo?
Várias razões.
1- Marketcheng de conteúdo já funcionou maravilhosamente bem na época em que quase ninguém fazia conteúdo e as redes fossiais tinham bom alcance. Mas hoje em dia, com todo conteúdo do mundo disponível num rolar de dedos, você se torna apenas mais um na multidão.
2- É chato. Pra cacete. No começo é até legal, mas depois de 1 ano você não aguenta mais ter que se arrumar todo, ligar a câmera e vomitar algum conteúdo inédito. É degradante.
3- Pra quem vende infoprodutos, fazer conteúdo pode ser um verdadeiro tiro no pé, pois o expert acaba ensinando 90% do que sabe e os 10% que sobram pra ser ensinados nos cursos não agradam os clientes que vieram em busca de mais… e receberam menos.
4- Em geral, conteúdo atrai os piores clientes: os iniciantes, cheio de dúvidas e dificuldades e com pouca grana. Clientes de alto ticket (os que fazem a grande diferença em todo e qualquer negócio) não buscam mais conteúdo, buscam outra coisa que veremos já já.
5- Por tudo isso (e outras coisinhas) o esforço e investimento pra fazer conteúdo não compensam pra maioria das pessoas. Se toda essa energia, tempo e recursos fossem usados em outras atividades, o retorno seria absurdamente maior.
6- Os gurus dizem que você tem que ensinar, ensinar e ensinar – sendo que quando você ensina algo, a pessoa tem a falsa sensação de que seu problema foi ou vai ser resolvido facilmente (pois agora elas sabem como fazer)… o que faz murchar o interesse dela por sua solução.
7- Ninguém precisa fazer conteúdo. Nem pra gerar autoridade, nem conseguir mais seguidores, nem pra construis lista de emails, nem pra nada. Tudo que você precisa pra fazer negócios online é de tráfego e algo pra vender. E muita gente perde um tempo e energia absurdos fazendo conteúdo em busca de tráfego… quando existem outras maneiras muito mais eficientes de fazer tráfego
8- Existe uma forma de marketcheng mais simples, mais fácil e prazerosa de fazer – que tem a capacidade de influenciar pessoas 1.000 vezes maior que conteúdo.
De fato, essa forma de fazer marketcheng é uma das minhas maiores armas pra fazer vendas de alto ticket usando apenas emails e um google docs.
Porque?
Porque ela traz uma mistura deliciosa com os elementos que o cérebro humano mais gosta de consumir: Novidade, diversão, curiosidade, sabedoria, auto-desenvolvimento, conforto, poder, status, entre outros.
Mas afinal, do que estou falando?
De marketcheng de insights.
Veha:
Quando oferece conteúdo, você dá algo que as pessoas já esperam… e que apenas preenche o espaço de uma única lacuna em suas mentes (como fazer x).
Mas quando oferece um insight, você faz eles enxergarem seus problemas de uma maneira diferente, dá uma nova visão que renova as esperanças de melhoria de suas vidas e cria uma nova realidade em suas mentes.
Por que insights são mais persuasivos que conteúdo?
Porque conteúdo é apenas informação, conhecimento.
Mas 95% das vezes o problema das pessoas não é falta de conhecimento. Porque, como já disse, hoje em dia o conhecimento é abundante, existe de sobra.
Qualquer pessoa é capaz de aprender sobre qualquer coisa gratuitamente através de uma simples busca na internet. Você pode até não encontrar o conteúdo mais avançado do mundo, mas com certeza é um conteúdo que, se colocado em prática traria resultados.
Sendo assim, por que ainda existe tanta gente sem conseguir o que quer?
Porque o problema não é falta de conhecimento.
Não é conhecimento que move as pessoas. É o sentimento.
Você já deve ter ouvido isso:
Pensamentos levam a sentimentos, que levam a ações, que levam a resultados.
Percebeu que conhecimento não entra nessa fórmula?
Porque o que realmente faz a diferença nos resultados, e o que falta na maioria das pessoas que não conseguem o que quer é: Falta de ação.
E pra agir, elas precisam ter os sentimentos certos, e os pensamentos certos.
E é aí que o insight faz sua mágica.
Um insight dá uma nova visão sobre os problemas. Renova a esperança de que é possível. Motiva. Inspira. Causa ação.
Mas isso não é tudo.
Pois enquanto um conteúdo preenche a lacuna na mente das pessoas, dando a sensação de problema resolvido (pois agora eles já sabem o que fazer – como expliquei acima)…
Um insight faz o contrário:
Ele cria novas lacunas nas mentes das pessoas que precisam ser preenchidas (pois nosso cérebro odeia ficar sem saber o final da história) – e isso também motiva a ação.
E tudo isso é apenas a ponta do iceberg sobre insights.
Eu abordarei isso em detalhes no novo workshop que deve acontecer na próxima semana.