Esses dias eu estava trabalhando no computador, quando ouvi um barulho:
ZZZZzzzzzzZZZ tic ZZZzzzz tic zzzzzzzz tic tic tic zzzZZZZ
Olhei pro lado e tinha uma mosca dando de cara no vidro da janela, tentando alcançar o mundo lá fora.
Preciso reconhecer que ela era insistente.
Cada vez ela se batia mais e mais forte, pra tentar quebrar o vidro – obviamente, sem sucesso.
O problema é que a energia da mosca é limitada, e aquela estava gastando tudo que tinha em vão, pois era impossível quebrar o vidro daquele jeito – mesmo que desse tudo de si.
Ela estava destinada ao fracasso.
Olhei pro lado, e apenas alguns metros adiante tinha uma porta que estava aberta e poderia ser a saída da mosquinha. Uma pequena mudança de direção e a mosca voaria sem esforço nenhum pra fora e pra vida que estava buscando.
Mas ela só sabia olhar pra frente.
E continuava se batendo e se espremendo no vidro da janela, esperando que algum milagre acontecesse.
Existem muitas lições preciosas nessa cena, especialmente para copywriters.
O que eu mais vejo por aí são copywriter agindo como essa mosca, fadados ao fracasso.
Mas enquanto a mosca ficava batendo a cabeça no vidro…
Os copywriters ficam:
- Tentando criar portfolio pra conseguir cliente, enquanto tenta conseguir cliente pra criar portfolio
- Participando de processos seletivos pra vagas arrombadas, cujos supostos contratantes nunca nem dão uma resposta, ou pior, passam um longo teste pro candidato escrever várias copys de graça… e depois o “contratante” desaparece – com suas copys
- Mendigando por projetinhos de copy em workanas da vida ou grupos de facebook e afins.
- Estudando copy e mais copy todos os dias, acreditando que saber mais copy vai de alguma maneira mudar a situação em que estão
- Trabalhando pra agências no modelo chicote-no-lombo
- Fazendo pequenos lançamentos pra experts com os quais eles odeiam trabalhar, e que nunca mais vão contratá-los de novo porque o lançamento deu ruim e eles culpam o copywriter
- Produzindo conteúdo em redes fossiais… que só atrai outros copywriters como eles – ao invés de clientes
Entre outras coisas.
O grande problema é que tudo isso é como bater a cabeça no vidro da janela.
É inútil.
Não é que não funcione, mas só vai levar você até um certo ponto, e isso significa fazer uma média de 3k por mês – pois em alguns meses vai ganahr mais… mas em outros não vai receber nada.
Esse caminho do copywriter tradicional é destinado ao fracasso,e os únicos que conseguiram ganhar bem com isso foram os gurus que empurraram suas formações caras e toscas.
O resultado?
Agora existem milhares de copywriters-certificados-de-ouro-AAA com a parede cheia de certificados bonitos… e a conta bancária vazia, que vivem se prostituindo profissionalmente pra conseguir alguns trabalhos.
Como eu sei de tudo isso?
Além de conversar com copywriters quase todos os dias… eu já vivi isso na pele.
E fiquei tão decepcionado que acabei largando “o melhor trabalho do mundo” pra me aventurar em outras áreas.
Só voltei a trabalhar com copy anos depois, quando parei de bater a cabeça na janela, olhei pro lado e vi uma porta aberta.
Do outro lado da porta estava um modelo de negócio diferente desse tradicional.
Um modelo que me fez abandonar agências, clientes e vagas arrombadas, lançamentos, produção de conteúdo e toda a mendigaria do mercado…
E me permitiu escolher com que clientes eu queria trabalhar, a preços mais altos, e apenas escrevendo emails e nada mais.
Meu último cliente antes de abandonar o copywriting, me pagava 1k pra eu escrever todas as copys dele, e ainda mexer com design de imagens, redes fossais e criação e edição de vídeo.
Meu primeiro cliente de email copy me pagava 3 mil pra eu escrever apenas emails e nada mais.
A diferença é absurda.
Em todos os sentidos.
Não apenas no quanto você recebe, mas principalmente na maneira como você vive seus dias – sem ter que cumprir horários, nem fazer reuniões, nem passar o dia espremendo o cérebro pra sair alguma copy pra dar conta da produção.
Enfim.
Se tudo fizer sentido e você não aguenta mais bater a cabeça na janela e está em busca de uma porta que leve a uma vida melhor – aquela que você sonhava quando veio trabalhar como copywriter…
Então você vai adora a nova Formação de Email Copywriter que estou preparando – pois o que era bom, está ficando ainda melhor.
Ainda não vou entrar em detalhes sobre o que está por vir, mas é algo como um negócio de sucesso já pronto, pra você apenas colocar pra rodar – como uma franquia de McDonalds – onde já está tudo pronto, tudo validado, tudo feito – seu único trabalho é rodar a operação.
Mais fácil que isso só dar golpe em trouxa na internet.
Mais sobre tudo isso nos próximos emails.