Tem gente que gosta de trabalhar pros outros.
E não tem nada de errado nisso.
Mas tem gente que odeia receber ordens, cumprir horário, fazer coisas “estúpidas” e ter um salário limitado – que não aumenta nunca.
Esse tipo de pessoa normalmente só trabalha pros outros quando não tem jeito.
Muitas delas se tornam prestadores de serviços como, por exemplo, copywriters – e fazem isso na tentativa de ser mais independentes.
Só que lá no fundo ainda existe aquele desejo ardente de fazer alguma coisa só sua, de ter um negócio próprio, e fazer tudo do seu jeito.
O grande problema é que:
Não é fácil criar um negócio.
Especialmente quando o copywriter não se acha expert em nada, não é melionário (pois na cabeça dele, isso é preciso), e não tem público nenhum.
Aí… na cabeça dele (também), ele precisa ter feito melhões, produzir conteúdo todos os dias por anos, conseguir uns 50 mil seguidores, pra só depois de tudo isso ser considerado um expert… e pensar em criar seu primeiro produto.
Ou… ele entra pro mundo tosco dos PLRs e lança um monte de produto não validado que não ajuda ninguém além dele próprio.
Ou então… ele se alia a algum produtor e tenta criar um negócio em parceria – o tipo de história que dificilmente tem final feliz.
É basicamente isso.
Eu sei… por que já vivi isso.
É uma bosta.
O que me ajudou a sair dessa e dar os primeiros passos como produtor?
Um simples workshop.
Pois é.
Um dia eu estava organizando um evento presencial pra um produtor, e pra deixar a oferta ainda mais interessante eu decidi meter as caras e dar um workshop de bônus (sobre posicionamento).
Antes do evento, eu pensei que ia morrer de ansiedade.
Mas depois, percebi que nós copywriters temos muito, muito, muito conhecimento que a maioria das pessoas não faz ideia do que seja. Mas como é comum pra gente, não damos o devido valor.
Grande erro.
Pois é essa falta de auto valorização que impede os copywriters de se tornarem produtores.
Esse é o verdadeiro problema.
Experiência a maioria já tem.
Audiência é fácil de conseguir (e dá pra começar com uma minúscula, como você verá).
O grande e verdadeiro problema é interno. É falta de confiança em si mesmo. É a maldita síndrome do impostor. É a comparação com os gurus de merda que parecem ter uma vida perfeita, mas são todos com sérios problemas psicológicos e uma vida pessoal destruída.
Enfim.
Tudo isso junto e misturado derrete a confiança do copywriter que sonha em empreender – e faz com que ele coloque o rabo entre as pernas e continue no seu cantinho.
Mas eu venho aqui pra lhe dizer que, se você é copywriter e sonha em ter um negócio seu, mas não sabe bem por onde começar…
Existe uma maneira simples 🙂
E não, não precisa fazer um workshop presencial num evento de algum expert como algum louco fez por aí.
Mas sim, você pode usar um workshop pra começar pequeno, com um pequeno público, mas com um grande resultado.
Veja:
Como disse no email de ontem, workshops são específicos sobre um tema.
Então você não precisa ser expert, ter feito melhões, nem ter certificação ou 10 anos de experiência em nada pra ministrar um workshop.
Tudo que você precisa é saber resolver algum problema, ou gerar algum resultado – de uma maneira que as pessoas não saibam – mas estejam dispostas a aprender.
Então você pode facilmente pegar alguma situação do seu dia a dia, algo que você faz pra seus clientes, que eles gostam, que salva eles, ou que gera resultados pra eles – e transformar isso num workshop.
E não precisa ser nada revolucionário, pode ser algo simples mas específico como, por exemplo:
- Criativos pra face e insta
- Criativos pra youtube
- Copy pra whatsapp
- Copy pra recuperação de boletos
- Copy pra advertoriais
- Posicionamento
- Como criar iscas digitais
- Copy pra upsell
Enfim, acho que deu pra ter uma ideia.
Você vai escolher um tema e… pra começar, provavelmente você nem precise de audiência, pois dá pra usar sua própria rede.
Basta fazer alguns posts falando sobre seu novo workshop sobre XYZ… que serão apenas 5 vagas… a 299, ou 499 por exemplo.
(5 vagas, escassez verdadeira, workshop prático, alto valor percebido)
E só com isso você pode fazer de 1500 a 2500 reais com um simples workshop de 3 horas no máximo.
É mais do que muitos copywriters ganham num mês inteiro de trabalho duro.
E você ainda vai se divertir no workshop (depois que passar o nervosismo inicial comum).
Isso é um exemplo básico, mínimo do mínimo pra dar uma levantada no moral, ter uma entrada de grana e começar a criar seu negócio.
Faz sentido?
Mexeu com você?
Então saiba que essa estratégia, e algumas outras, serão ensinadas em detalhes no meu produto especial sobre Workshops que será lançado na próxima semana.
A ideia é ajudar quem já é produtor, tem lista e produtos – e quer crescer seus números usando simples workshops…
E também ajudar quem ainda não é produtos, mas quer ter seu negócio e está em busca de uma maneira simples de começar com o pé direito.