Quanto cobrar pelos serviços de copy é uma das dúvidas mais comuns de quem está iniciando, porém, é algo que quase ninguém fala por aí.
Não sei por que isso acontece.
Não sei se é medo, vergonha ou dúvida mesmo.
Só sei que toda vez que perguntam sobre preço no facebook, dezenas de pessoas comentam… mas ninguém fala em valores.
Foi por esse motivo que fiz esse pequeno guia. Como tentativa de ajudar aqueles quem tem dúvidas na hora de cobrar por suas copys.
Ah sim, meu nome é Bruno Sampaio. E depois de alguns anos trabalhando como copywriter freelancer, garanto que esse pode ser um dos melhores trabalhos do mundo sim, mas só se você souber cobrar corretamente. Caso contrário, sua vida pode ser um verdadeiro inferno.
Enfim. A verdade é que não existe nenhuma associação, conselho ou órgão que “organize” o mercado de copywriting, então os preços do mercado podem variar muito.
A tabela abaixo é baseada em preços justos e na média do mercado, para você usar como base na hora de cobrar.
Esse não é um guia absoluto e eu não sou o dono da verdade. A ideia (de novo) é que você use os preços abaixo como base na hora de fazer orçamentos, e nunca mais fique sem saber quanto cobrar.
Existem dezenas de mídias e formatos diferentes que um copywriter pode oferecer. Eu obviamente não listei todos aqui (acredite, iria confundir mais do que ajudar). O que eu fiz foi listar os principais formatos pra que você possa usá-los como base, inclusive para outros formatos que não estejam aqui.
Dito isso, aqui está a tabela de preços: