Uma das vantagens de ser um guru digital e ter seu próprio jatinho, é poder ir tomar café em Dubai e estar à noite no Brasil, mesmo na pandemia.
(Como você pode ver na imagem 100% real abaixo)
Enfim. Durante esse café da manhã aconteceu uma coisa bem interessante, e que mostra o quanto os compradores são seres totalmente emocionais… e nada lógicos.
É o seguinte:
Um estimado membro de minha família há muito tempo vivia querendo um celular novo. Ele é um adulto com 57 anos. Que na época em que estava trabalhando, não conseguia comprar o tão desejado celular por que as finanças estavam sempre apertadas no fim do mês.
Hoje, ele está desempregado devido à pandemia… e conseguiu receber uma parcela do “auxílio” do governo semana passada apenas.
Bem, lá estava ele hoje de manhã… zapiando no celular… deitado na rede… até que de repente ele levanta e joga o celular com tudo na parede.
PLAFT!
Pedaços de telefone pra todo lado.
“Quero um celular novo!” Grita ele.
No mesmo momento a esposa começou a brigar com ele. A filha começou a brigar com ele. E eu apenas disse: “Fez merda, hein?”
O que aconteceu a seguir?
Logo após o almoço ele pegou o carro, saiu para pegar o cartão de crédito do filho emprestado… e voltou com um celular novinho de R$ 1.100,00.
O que leva uma pessoa desempregada, em meio à pandemia, tomar uma atitude dessas?
Não, ele não tem alguém que sempre paga as coisas quando ele faz isso (na verdade ele nunca fez algo assim antes).
A resposta é: EMOÇÕES
As emoções fazem nós seres humanos tomarmos atitudes estúpidas que nenhum animal “irracional” tomaria.
Por que isso é importante pra você?
Porque se hoje você tem uma bom produto ou serviço… que não está vendendo como gostaria… pode ser que o problema seja apenas um:
Você não está atingindo a emoção certa de seu comprador.
Não estou dizendo pra você manipular as pessoas como os pastores da igreja universal.
Estou dizendo que toda compra tem um apelo emocional dominante, e enquanto você não atingi-lo em seu marketing, você nunca atingirá todo seu potencial de vendas.
Vou repetir uma coisa importante.
Eu disse TODA compra. E é toda compra mesmo.
A simples compra de um picolé pode ser para satisfazer a emoção de refrescância num dia ensolarado… ou a emoção de relembrar dos momentos da infância em que aquela pessoa tomava aquele picolé junto com seu pai…
Qual a emoção predominante que seus clientes ideais estão buscando satisfazer?